sexta-feira, 12 de abril de 2013

Vulcanização: um pouco da história e processo

Você certamente já viu o nome "Goodyear" espalhado em diversos pneus por aí. Esse nome é uma homenagem a Charles Goodyear, que em 1839 inventou um processo denominado Vulcanização.


Esse processo permitiu que a borracha natural (veja sua reação aqui) passasse a ser utilizada industrialmente, aumentando sua resistência, visto que a borracha natural extraída do látex tem suas limitações. O processo de vulcanização é simples e consiste em um aquecimento da borracha com cerca de 3% de enxofre na presença de um catalisador apropriado. Como consequência, são formadas pontes por um ou mais átomos de enxofre, a partir da abertura das ligações duplas e suas reações com o enxofre. Esses átomos de enxofre unem as várias cadeias do polímero.
Foi num processo similar, porém mais primitivo, que Goodyear teve esta invenção. Ele deixou sem querer uma mistura de borracha e enxofre cair sobre o fogão quente e notou apenas uma leve queimadura. Desse modo, ele percebeu que a adição de enxofre à borracha a torna mais resistente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário